Sobre a Olimpíada de Matemática ​do Oeste Catarinense (OMOC)


    Ocorrerá em 2024 a VII Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), promovida pela UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), campus Chapecó. A realização desta olimpíada é o resultado de um esforço conjunto das escolas (diretores, coordenadores, professores de Matemática e alunos), da Comissão Regional da UFFS, dentre outros. Qualquer escola pública ou privada pode participar.

    A Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense será realizada em duas fases e constará de questões objetivas, (na primeira fase) e discursivas (na segunda fase).

Objetivos da OMOC:

    ​A Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC) tem como objetivos principais estimular o estudo da Matemática pelos estudantes, colocar os professores do ensino fundamental e médio em contato com novas ideias do ensino da Matemática, influenciar na melhoria do ensino de Matemática e detectar jovens talentos.

Níveis de Participação:

    A Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC) é realizada anualmente em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno:



Nível I

Para estudantes que estejam matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental quando da realização da prova da OMOC.


Nível II

Para estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental quando da realização da prova da OMOC.


Nível III

Para estudantes matriculados em qualquer ano do ensino médio quando da realização da prova da OMOC ou que, tendo concluído o ensino médio menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data da realização da prova da OMOC.


Critérios de classificação para a segunda fase:

    Os alunos que atingirem no mínimo 60 pontos serão classificados para a segunda fase

    OBS: ​As provas da primeira fase devem ser corrigidas pelo professor responsável pela olimpíada na escola.